Recomendações gerais das terapias orientais e complementares (p1 -Alimentação)

Recomendações gerais das terapias orientais e complementares que ajudam a previnir de doenças, de perdas de energia e estresse. (parte 1 -Alimentação)

Parte 1 – ALIMENTAÇÃO

1- Manter uma alimentação equilibrada evitando carnes, gorduras, açúcares, sal, farinhas brancas, refinados e alimentos artificiais.

2- Respeitar um intervalo de 4 A 5 horas entre as refeições, que devem ser feitas até as 20:00 horas. Apesar do ocidente indicar comer a cada 2 0u 3 horas para emagrecer, isso força o organismo a ficar o tempo todo digerindo e gastando energia e não somente calorias,além de condicionar o tempo todo a se alimentar. Também não se pode ficar muito tempo sem comer porque engorda e maltrata o estômago.

3- Mastigar bem os alimentos (mais ou menos 60 vezes) – o tempo de sua refeição deve ser aproximadamente de 22 minutos. Se fizer isso terá o peso e a digestão bem equilibrados. Evitar, ao máximo, fazer refeições após as 22:00 horas. Se possível, ao menos 3 a 4 vezes por semana fazer uma prática meditativa respiratória às 06:00h da manhã, e umas 2 vezes às 18:00h da tarde, isso ajuda no metabolismo;

4- Procurar se alimentar de bons alimentos que ajudam o corpo e a mente , por ativam e harmonizam o cérebro: grão de bico , Lentilha , arroz integral pref. Arroz selvagem), castanha do Brasil , castanha de caju , macadamia, Amêndoa, Semente girassol , Semente de abobora , Amendoim , Banana , abacate, inhame,  Avelã , amaranto, quinoa, espinafre, manga, nozes , laranja, abacaxi, açaí, água de coco, milho, couve, agrião, damasco.

5- Ao  Acordar, ir até o jardim de sua casa, ou um local que tiver sol e maior natureza possível e fazer, no mínimo, sete ciclos (no primeiro dia da lua nova fazer até 33) de respiração rítmica[1]. Isso ajudará no metabolismo e equilibra o sistema nervoso.

6- Ao acordar é muito bom tomar água morna com limão inteiro e salsinha. Tomar um copos d’água e esperar um pouco pelo menos antes de fazer sua refeição da manhã. Isso ajuda a limpar o sangue, evita diversas doenças infecciosas e digestivas, alem de ajudar a emagrecer.

7- . Quando estiver fazendo algum trabalho repetitivo, a cada 45 min no máximo, parar e respirar lentamente e profundamente – corretamente por no mínimo uns 4 minutos

6- . Beber muito líquido (média de 2L por dia ou – divida seu peso real por 32 e descubra quanto deve tomar de água por dia), mas não beber líquidos menos de uma hora antes e depois das refeições. No máximo, tomar um pouco de chá (chá verde ou outro chá digestivo mais concentrado – com pouca água – após as refeições.- evite chá preto ou mate caso tenha problemas estomacais ou estresse)

7- . Evitar comer carne (evitar ao máximo carne de porco, depois carne de boi e frango com hormônio. Comprando frango, sem hormônio, se preferir, pode comê-lo um pouco), evitar gordura, doces (principalmente, evite o açúcar branco refinado) e massas (farinha branca refinada, principalmente). Substitua com combinações de leguminosas + cereais – tipo arroz integral e feijão preto ou azuk – a melhor combinação – ou leite de soja com aveia etc. Não deixar de comer um alimento sem substituir por outro mais saudável. Cuidado com a gula! (o bom é comer no máximo três refeições completas (no máximo mais uma bem curta) na quantidade representada pelas suas duas mãos juntas formando uma concha

8- . Cuidado para não tomar remédios demais, só tome remédios indicados por seu médico além disso procure sempre umas três opiniões médicas. Se realmente estiver precisando tomar alguns remédios, tome-os, mas  faça sessões de terapia integrativa para desintoxicar e aliviar os efeitos negativos de algumas substâncias químicas. Alguns remédios (anti-depressivos, para insônia, problemas nervosos etc,) tem os mesmos efeitos de drogas ilegais, a diferença é que tem dosagem mais controlada, porém ainda causam dependência e intoxicam terrivelmente o organismo gerando problemas na área mental-cerebral, mexe com as emoções, impotência etc) e ainda por muitos anos depois, muitas vezes, fisicamente e sempre, energeticamente)

9- . Comer muitas e diversificadas frutas (umas 3 por dia), verduras, legumes e cereais integrais (todos os dias), de preferência orgânicos, sem aditivos químicos. Se comer ovos, coma aqueles de galinha caipira, porém é bom evitá-los, também. Também não exagere no leite, somos os únicos seres que tomam leite após a infância, se der evite-o totalmente. (o cálcio pode ser conseguido com diversos alimentos e reposto também como suplemento alimentar, já que boa parte do calcio q tomamos no leite também é adicionado posteriormente). Nosso organismo não tem facilidade em digeri-lo e uma boa porcentagem da população, principalmente as crianças de hoje realmente não digerem a lactose ou a proteína do leite, de forma alguma. As proteínas de fontes animais podem ser substituídas com refeições associando cereiais integrais (de preferência os sem glúten se estiver em dieta para emagrecer) a leguminosas (ex. arroz integral e feijão, leite de soja e cereais integrais, etc).

10- . Comer moderadamente de manhã – coma frutas. Comer moderadamente, porém mais no almoço e pouco no jantar. Evitar comer após às 20 horas. Evitar comer entre as refeições. Se sentir fome, beba água e chá.  Os chás ajudam muito no metabolismo e equilíbrio digestivo.Também não fique mais de cinco/seis horas sem comer (aproveite das frutas, mas cuidado para não comer muitas frutas ácidas no mesmo dia)

11- . Evitar ao máximo ou totalmente  alimentos trangênicos e com agrotóxicos. Muitas doenças atuais como diversas síndromes, principalmente envolvendo o sistema digestivo e respiratório estão relacionadas as modificações genéticas, aos venenos e aos hormônios dados na alimentação para animais e agora para plantas. Prefira sempre os orgânicos e não trangênicos. Lembrando que soja, trigo e milho em sua maioria são trangênico, assim preste atenção e compre àqueles que vem escrito que não é trangênico.

12- . Evite o sal, evite ao máximo a farinha branca, qualquer refinado, o açúcar branco e adoçantes. Prefira o mel e o açúcar mascavo verdadeiro e stevia, se possível só use esporadicamente.

13- . No mínimo, a cada três semanas, durante três dias tome chás desintoxicantes e depurativos  – 4 xícaras ao dia, sem açúcar ou adoçante (peça recomendações ao seu terapeuta).

14- Respiração: fazer pranayama (exercício de controle da respiração/energia)* ao dormir e ao deitar. Se desejar emagrecer ou tiver problemas digestivos, também fazer antes das refeições (que seja por 1 minuto). A respiração correta é importantíssima. Ela harmoniza nossas glândulas endócrinas e sistema nervoso;