Passos positivos para se estabelecer para a gravidez pela Ginecologia Tradicional Chinesa

Passos positivos para se estabelecer para a gravidez pela Ginecologia Tradicional Chinesa

Fonte: https://thegroveclinic.com.au/
por Steven Clavey , Ginecologia chinesa tradicional

Embora as pessoas que lutam para ter filhos muitas vezes sintam que seu problema é incomum, a infertilidade é realmente muito comum. Um em cada seis casais em idade fértil tem um problema de fertilidade. Isso significa milhões de pessoas, muitas das quais relatam que a infertilidade é a pior experiência de suas vidas. Passar por um exame de infertilidade e tratamento subseqüente pode ser um processo muito difícil e geralmente afeta as pessoas em vários níveis: físico, psicológico, espiritual e financeiro. 

Um sentimento altamente prevalente para aqueles que lutam com a infertilidade é a perda de controle. A maioria das pessoas supõe que pode ter filhos quando quiserem. Depois de vinte ou trinta anos assumindo que você teria seus filhos quando quisesse, e talvez até gastar tempo e energia tentando não engravidar, perceber que você pode nunca ter um bebê pode ser muito angustiante. 

A maioria de nós aprendeu desde cedo que quanto mais trabalhamos em algo, maior a probabilidade de conseguirmos isso. A infertilidade é diferente, no entanto, na medida em que você trabalha duro para engravidar ou que tipo de pessoa é irrelevante para o processo de engravidar. Como a idéia de ter filhos é tão fundamental para nossa identidade, aqueles que têm infertilidade podem começar a sentir que a vida é totalmente injusta e que suas próprias vidas estão fora de controle. 

A conexão entre infertilidade e estresse

Nenhum estudo demonstrou que ficar calmo causa concepção. No entanto, existem evidências preliminares de que níveis muito altos de estresse emocional podem contribuir para a infertilidade, causando espasmo nas trompas de Falópio, ovulação irregular, alterações hormonais e talvez diminuindo a produção de espermatozóides. Assim, talvez um ciclo de eventos fisiológicos e psicológicos ocorra como resultado do estresse da infertilidade. E o ciclo segue nos dois sentidos: o estresse afeta a infertilidade e a infertilidade afeta o estresse. 

O tratamento e tratamento da infertilidade podem causar estresse que contribui para a infertilidade. Mesmo se a causa original da infertilidade for tratada, o nível extremo de sofrimento emocional pode estar causando outros problemas que sustentam a infertilidade. Nesse caso, tomar medidas concretas como obter a resposta do relaxamento, fazer exercícios para aliviar a tensão e desafiar pensamentos negativos pode aumentar a chance de engravidar. No entanto, essas abordagens não podem tratar problemas orgânicos como endometriose, cicatrizes tubárias e bloqueios. 

Então, qual é a relação entre estresse e infertilidade? Sabemos que existe uma relação entre estresse e infertilidade, mas a natureza específica da relação não é clara. Sabemos que a maioria das causas de infertilidade é física. No entanto, como sabemos que a infertilidade causa estresse, faz sentido tentar aliviá-lo. No mínimo, você deve se sentir melhor.

Coisas que você pode fazer:

Aprenda a resposta de relaxamento

A resposta de relaxamento é uma prática simples que, uma vez aprendida, leva de 10 a 20 minutos por dia e pode aliviar o estresse e a tensão existentes entre você e uma vida mais rica e saudável. A técnica foi desenvolvida por Herbert Benson, MD da Harvard Medical School, testado extensivamente e escrito em seu livro intitulado, de todas as coisas, “a resposta de relaxamento”.

Convido você a reservar 10 ou 20 minutos hoje e experimentá-lo. A seguir, é apresentada a técnica usada palavra por palavra em seu livro.

1.  Sente-se silenciosamente em uma posição confortável.

2.  Feche os olhos.

3.  Relaxe profundamente todos os músculos, começando aos pés e progredindo até o rosto.
Mantenha-os relaxados.

4.  Respire pelo nariz.
Torne-se consciente de sua respiração.
Ao expirar, diga a palavra “UM”, silenciosamente para si mesmo. Por exemplo, inspire … expire, “UM”,
inspire …, “UM”, etc. Respire com facilidade e naturalidade.

5.  Continue por 10 a 20 minutos.
Você pode abrir os olhos para verificar a hora, mas não use um alarme.
Quando terminar, sente-se em silêncio por alguns minutos,
primeiro com os olhos fechados e depois com os olhos abertos.
Não se levante por alguns minutos ..

6.  Não se preocupe se você conseguir alcançar um nível profundo de relaxamento.
Mantenha uma atitude passiva e permita que o relaxamento ocorra no seu próprio ritmo.
Quando ocorrerem pensamentos perturbadores, tente ignorá-los, não repousando neles
e volte a repetir “UM”.
Com a prática, a resposta deve vir com pouco esforço.
Pratique a técnica uma ou duas vezes ao dia, mas não duas horas após qualquer refeição,
pois os processos digestivos parecem interferir na obtenção da resposta de relaxamento.

– A resposta do relaxamento , Herbert Benson, MD

Depois de começar a despertar, você pode se sentir mais calmo e menos ansioso ao longo do dia, o que o ajudará a se sentir mais no controle. Apreciar a vida quando você se sente deprimido, ansioso e com raiva a maior parte do tempo é muito difícil. Você pode se lembrar de como se sentiu antes de começar a “tentar” e pode querer começar a se sentir assim novamente.

Outra vantagem de obter a resposta de relaxamento é que ela oferece tempo todos os dias, apenas para você. A maioria das mulheres que passam ou pensam em fertilização in vitro tendem a se cuidar por último. Entre tentar acompanhar o trabalho, cuidar de seu cônjuge, cuidar da casa e fazer exames e consultas médicas aparentemente intermináveis, você tende a esquecer de cuidar de si mesmo. Você pode se sentir culpado por fazer as coisas apenas para você, como passar uma tarde lendo um romance ou mergulhando na banheira. Muitas mulheres que sofrem de infertilidade inconscientemente sentem que não merecem as coisas porque estão com raiva de si mesmas por não engravidar.

Todas as pessoas precisam de tempo para si mesmas

Se você acha que absolutamente não consegue encontrar vinte minutos todos os dias para a resposta de relaxamento, examine seus prioridades. Você merece tempo para se sentir melhor. Observe atentamente como você gasta seu tempo e com quem. O primeiro passo para ter mais controle sobre sua vida é tornar-se uma prioridade.

Provoque a resposta de relaxamento diariamente para ajudar a se sentir menos ansioso e mais controlado ao longo do dia. Escolha um pensamento, palavra, oração ou frase que seja calmante e significativa para você neste momento de sua vida.

Torne-se consciente de seus pensamentos, sentimentos, emoções

Pensamentos, sentimentos e emoções influenciam a saúde. Pensamentos automáticos, que tendem a ser negativos em qualquer caso, podem se tornar ainda mais automáticos e negativos após meses ou anos de não engravidar. Os pacientes relatam pensamentos automáticos como “nunca engravidarei, sempre serei infértil. Por que eu? Eu sou uma boa pessoa, ela não merece ter outro filho. O que eu fiz errado?”

Soa familiar? Pare. Respire fundo e reflita sobre seus pensamentos automáticos. Desafie pensamentos exagerados, distorcidos, simplesmente não verdadeiros.

Fique ciente de como a crença e a expectativa contribuem para o estresse.

Muito do seu estresse pode ser explicado pela sua expectativa de conceber a seu próprio critério. Quando isso não ocorre, você sente um conflito interno (estresse) geralmente manifestado por sentimentos de perda de controle sobre suas escolhas, seu corpo e sua vida. Ao começar a refletir e desafiar seus pensamentos automáticos, você pode notar o surgimento de certas crenças irracionais (exageradas) e / ou distorções cognitivas, como o pensamento do tudo ou nada ou generalização excessiva. Nesse caso, o fracasso em conceber dentro de alguns ciclos de vinte e oito dias torna-se “eu nunca vou conceber” e depois ser um “fracasso” na vida. Perceba esses padrões e os desafie Veja o que seus pensamentos estão lhe dizendo. Veja se você pode desafiá-los e transformá-los em uma alternativa mais positiva, que você acredita que é verdade no seu coração.

Todas as mulheres que têm dificuldade em conceber foram informadas pelo menos uma vez: “Apenas relaxe e você engravidará”, “Você está trabalhando demais”, “Vá de férias”, “Apenas tome um copo de vinho”, “Adote e você engravidará imediatamente. “

Essas declarações não são apenas ofensivas, ofensivas e causadoras de culpa, mas também não são verdadeiras. Seguir as sugestões aqui não garante a concepção. A principal razão para usar essas técnicas é que a infertilidade pode ser uma experiência muito difícil. A maioria das mulheres com infertilidade se sente ansiosa e deprimida. A experiência mostrou, no entanto, que as mulheres que usam as técnicas descritas acima se sentem significativamente menos ansiosas, deprimidas, irritadas e cansadas; eles sentem que têm mais controle sobre suas vidas e podem levar uma vida mais normal. 

O principal é parar de viver em ciclos de vinte e oito dias e começar a aproveitar mais sua vida.

Concentre-se em outros objetivos

É muito fácil começar a centrar toda a sua vida em torno de engravidar. Uma mulher decidiu não trabalhar porque queria estar constantemente disponível para a clínica de infertilidade. Outra mulher percebeu que ficou com um emprego que odiava porque as horas acomodavam seu tratamento de infertilidade. Ela se candidatou e recebeu uma promoção, descobriu que ainda podia procurar tratamento, mas estava muito mais feliz no processo. 

A infertilidade pode ocupar não apenas seu tempo, energia e dinheiro, mas também exerce controle sobre seu corpo. Muitas mulheres com infertilidade tendem a se concentrar no controle de todos os aspectos de suas vidas. Alguns acham que suas vidas são tão reguladas por tratamentos de infertilidade que se rebelam com hábitos pouco saudáveis, como fumar, beber frequentemente bebidas com cafeína e não se exercitar. Outros são muito cuidadosos nas duas primeiras semanas de seus ciclos, mas se entregam assim que chega o período. Outros ainda trabalham arduamente para manter hábitos exemplares, em um esforço para aumentar as chances de concepção. 

Em geral, moderação é a resposta

Como a infertilidade desperta muitos sentimentos de privação, dietas severamente restritivas e regimes de exercícios punitivos não são adequados nem produtivos. Aborde os hábitos de vida saudáveis ​​com equilíbrio e perspectiva. Faça coisas que você goste e que tragam mais prazer do que frustração e privação. Faça escolhas e mudanças que sejam saudáveis e emocionalmente aceitáveis. 

E se. . . 

  • convidando seu marido a dar um longo passeio ao luar 
  •  fazendo um curso de culinária chinesa e praticando em casa uma noite por semana 
  •  uma noite de garotas para visitar um clube de comédia 
  •  uma nova atividade: dança, cerâmica, jardinagem, ciclismo, pintura etc. 
  •  adoção de um filhote de cachorro ou gatinho de um abrigo local 
  •  respirar fundo e enfrentar um novo desafio; faça algo que você sempre sonhou, mas não conseguiu

(Esta página foi adaptada de Mental Medicine Update , outono de 1992 – veja http://www.ishk.net/mbh_newsletter.html)