Recomendações gerais das terapias complementares (p2-Saúde e beleza da pele)

Recomendações gerais das terapias complementares que ajudam a previnir de doenças, de perdas de energia e estresse. (Parte2 -Saúde, Proteção e Beleza da Pele)

Parte 2- Saúde, Proteção e Beleza da Pele

1- . Lave sempre o rosto e mais os pés e mãos. De vez em quando, lave os pés e mãos com sal grosso. – Lavar bem os pés e deixa-lo de molho em água morna (pra quente) com a essência ou outros ingredientes indicada pelo seu terapeuta. Faça isso e simultaneamente aproveite este tempo para fazer a respiração rítmica

2- . Usar esponjas naturais em seu banho e faça com elas movimentos circulares e ascendentes no rosto. Não use a mesma esponja que usou nos pés para o resto do corpo. As buchinhas naturais são os melhores esfoliantes que existem.

3- Para o rosto e corpo, faça uma pasta com fuba,  inhame e ou Aloe Vera/babosa e chá bem forte (com pouquinha água de camomila e calêndula  (para fazer espuma arrume juá, e se não der faça com sabonete natural sem perfume ou de coco)  aí coloque uma pitadinha de azeite ou oleo de girassol, coloque esta mistura na buchinha vegetal e passe massageando no rosto e corpo. Entre a massagem e o descanso, deixe por 20 min e depois enxague. (evite sabonetes e shampoos com LSS- lauril sulfato de sódio). Este procedimento pode ser realizado uma vez por semana ou mesmo todos os dias. Quizenalmente faça também uma pasta de argila, água, massela, manjericão, alecrim e hamamelis e uma pitadinha de azeite.  Sua pele ficará bem macia, cheia de brilho, frescor, diminui as linhas de expressão,  pois acalma a pela, purifica e evita acnes. Se a pele estiver muito estressada (sem energia), faça a receita anterior e no dia seguinte outra faça uma pasta com mel ou geleia real, hortelã e, se achar use jabuticaba, se não uva.

4- Nossa pele fica muito seca e muitas vezes propensa a manchas e alergias por diversos fatores, porem um deles e a água que esta adicionada de muito cloro e outras substancias para trata-la. Se usamos esta agua para tomar banho, lavar nossos cabelos, ela ira danificar a pele e os cabelos, ressecando, mudando a cor, a textura etc. Uma grande solucao sao os filtros para chuveiro.

5- Uma das coisas mais importante para se ter uma pele saudável, bonita e jovem  e mante-la sempre hidratada, ingerindo continuamente água o dia todo, de 1,5 a 2 litros por dia. A água controla os níveis de nutrição do sangue mantendo a absorção dos nutrientes indispensáveis ao equilíbrio das células. Alem disso, devido a grande poluicao, sol, vento, seca, a pele precisa de hidratacao por via externa. (ver aqui artigo especifico sobre a água)

6-Pele oleosa, acne e alergias, principalmente para a mulher, sao causadas geralmente por alterações hormonais. As alterações hormonais estao altamente relacionadas a desarmonia psicologica, estados de desequilibrio emocional. Pode-se minimizar os efeitos através de boa alimentação, descanso e vida mais leve, com muito contato com a natureza. Quanto a alimentacao, deve-se evitar gorduras, consumir  proteínas, vitaminas e minerais adequadamente para que haja recuperação dos tecidos e favorecem o equilíbrio e o crescimento das células. Alimentos ricos em fibras tem um papel importante na saúde da pele, pois ajuda no bom funcionamento do intestino onde h’a a eliminação das toxinas do organismo. Quando o intestino nao funciona adequadamente, as toxinas vao para o sangue e depois para a pele causando diversas doenças.

7- Para ter uma pele firme e jovem, alem da agua, ele precisa ter colágeno e elastina, proteínas que sustentam a pele. O colágeno dá firmeza à pele e a elastina, confere elasticidade. Eles sao formados com ajuda de alimentos nutritivos, ricos em vitaminas A e C (a Vita C aumenta capacidade de cicatrização da pele e atua na produção de colágeno) e minerais como cobre, zinco e cálcio. o Cobre promove a maturação de colágeno e atua na síntese elastina. A deficiência de estrogeno na mulher, principalmente entre 45 e 50 anos diminui a quantidade de fibroblastos, células responsáveis pela produção do colágeno, que junto com outra proteína, a elastina, compõem a trama de sustentação da pele.De acordo com pesquisadores, o colágeno em pó permite que o nosso organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando o organismo a utilizar eficientemente suas reservas lipídicas e de açúcar. Além disso, o colágeno em pó é um eficiente aliado contra processos de flacidez tecidual e quando aliado a atividade física torna-se uma excelente fonte protéica capaz que sintetizar massa magra, mantendo assim o aspecto jovial do nosso corpo.

8- O cacau (que pode vir no chocolate – porem nao e aconselhável o leite e a manteiga animal) ajuda a melhorar a circulação e aumenta a hidratação reduzindo as rugas. Cereais integrais também fortalecem as unhas, os cabelos e reduzem rugas. Alimentos ricos em licopeno, como tomate, melancia e goiaba vermelha, atuam como filtro solar natural.

9- O azeite (prefira extravirgem acidez abaixo de 0,5 e primeira prensagem a frio e embalado no pais de origem – os espanhóis sao ótimos) é maravilhoso tanto para pele como para o cabelo, para consumo interno e externo. Ate três colheres de sopa no almoço e três no jantar ajuda a reduzir a gordura do ambdome.

Quanto as vitaminas, minerais e outras substancias necessárias a saude e beleza da pele, temos:

Vitamina ou mineral Importancia Principais fontes:
Vitaminina A: o beta-caroteno  é convertido em vitamina A pelo organismo constituição e manutenção de uma pele saudável. vegetais alaranjados e em folhas de cor verde-intensa.
Vitamina C constituição e manutenção de uma pele saudável auxiliam na cicatrização de feridas. frutas cítricas e verduras verde-escuro.
Vitamina E atua na manutenção da integridade da pele. nozes e óleos vegetais
Vitaminas do complexo B auxiliam na regulação da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, contribuindo para uma pele menos oleosa. cereais, grão integrais e pães, feijão e outros legumes, além de carnes magras;
Zinco estimula a multiplicação das células, auxiliando na sua rápida renovação.
Substancias Antioxidantes – diminuem os efeitos dos radicais livres, retardando o processo do envelhecimento precoce da pele.
ß-caroteno vegetais folhudos verde-escuros, batata doce, cenoura, couve, espinafre e abóbora, entre outros.
Glutationa abacate, aspargo, melancia, morango, batata branca, brócolis, tomate cru, entre outros.
Indóis brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve flor, agrião, couve, rabanete e nabo.
Licopeno servem tambem como filtro solar tomate, melancia, damasco. goiaba verelha
Quercitina: cebola, uva vermelha, brócolis e abóbora amarela italiana.
Coenzima Q10 sardinha, amendoim, nozes, semente de gergelim.
Vitamina C: pimentão verde e vermelho, brócolis, couve de bruxelas, couve flor, morango, espinafre e frutas cítricas
Vitamina E óleos vegetais, amêndoas, soja, sementes de girassol.
Polifenóis Combate os radicais livres, auxilia no tratamento da celulite e protege os vasos sanguíneos Sementes de uva, ameixa, suco de uva, vinho tinto