Recomendações gerais das terapias orientais e complementares (p3 – relaxamento e energia)

Recomendações gerais das terapias orientais e complementares que ajudam a previnir de doenças, de perdas de energia e estresse. (parte 3 – relaxamento e energia)

parte 3 – Relaxamento e Energia

1- . Ouvir músicas equilibrantes (porém, não depressivas), de preferência as clássicas (ver tabela musicoterapia e peça a seu terapeuta passar as músicas saudáveis para seu temperamento), algumas instrumentais ou mantras

2- . Fazer 25 minutos de exercícios holísticos (como os do Treinamento Integrativo) por dia sem exceção. Fazer exercícios por mais uns 45 minutos no mínimo três vezes por semana (é bom fazer danças femininas – dança do ventre e outras árabes, danças ciganas e afins – pois além de se movimentar, trabalha especificamente o corpo feminino. Se não der, então faça Hata yoga, Chi kung, Tai Chi, Kum Nye, porque são os mais integrativos – corpo todo e mente . Cuidado com esportes ou quantidade deles que forçam o coração e enrijecem demais os músculos e/ou causam problemas nas articulações (deve se dedicar o mesmo tempo para exercícios de fortalecimento e de alongamento) – principalmente no joelho e os que necessitam de respiração rápida. O bom exercício é aquele que mantém a respiração no ritmo, lenta e profunda –gerando rejuvenescimento)

3- . Se puder evite andar dentro de casa com os mesmos sapatos que você usa na rua. Um bom e sensato costume oriental é de não entrar de sapatos em casa.

4- . Leia sempre. Procure ler no mínimo um livro por mês. Livros literários e instrutivos, parábolas, contos orientais etc..  Quando ler uma história, aproveite para fazer uma comparação entre ela e a sua história, entre os personagem e o “seu personagem”, converse com seu terapeuta sobre suas reflexões.

5- .Postura: sempre que possível, observe sua portura e tente alinhá-la – você pode estar simples, mas mantenha-se bela e atraente – e lembre-se a postura interior vai projetar a postura exterior ;

6- Dormir em local bem escuro, antes das 22:00h, com máscara tampando os olhos.

7- Relaxar e soltar o corpo – dançar – procure também manter harmonia nos seus sentimentos e relações (e energia) sexuais**;

8- Durante a menstruação tente relaxar e somente meditar. Evite trabalho pesado e estressante.**

9- Sempre que possível, andar com os pés na terra;

10- Sempre que possível, tomar banho de cachoeira;

11- Faça atividades mais durante o dia do que de noite

12- Estar continuamente em plena atenção, presente, principalmente nas suas emoções, pensamentos e comportamentos **

13- Procurar manter-se em serenidade e contentamento com a vida e um foco positivo mesmo em relação as adversidades**

14- Estar grata e receptiva a vida, a energia e a consciência**

15- Procure dormir até + ou – 22:00 (no horário normal, ou seja, até 4 horas após o pôr do sol e acordar, no máximo 8 horas depois, ou melhor, ao nascer do sol. Isso equilibra todos os nossos hormônios, trocas químicas do organismo, etc. É importante, principalmente para as mulheres que são influenciadas pelo ciclo lunar, dormir com vendas nos olhos, na lua nova (que não tem luz) e com um pouquinho de luz, na lua cheia (se for possível, para quem mora no campo, deixar um pouco a janela aberta para estar recebendo ou não (no caso da lua nova) a luz do luar. Ë importante também, principalmente para  os homens, receber a luz do sol, ao nascer e ao pôr do sol, fazendo exercícios respiratórios (pranayamas). Isso é excelente para organismo como um todo e para equilibrar a energia vital –sexual.


Respiração completa: Encher, prioritariamente as laterais do abdome e depois o tórax. (inspirar e expirar pelo nariz)

*Respiração completa: Expandir, prioritariamente as laterais do abdome (inspirar e expirar pelo nariz) – Arespiração rítmica tem quatro tempos ou partes: 1o. inalação (ou inspiração) – inspirar o ar / energia – 2o. retenção (ou suspensão) –  suster a respiração, recolhendo o ar/energia; 3o. exalação (ou expiração) – expirar o ar/energia ; 4o. pausa (ou interrupção) – deixe um vazio de ar nos pulmões (retenha a ‘consciência’ presente, desperta).

Este procedimento fornecerá e distribuirá melhor a energia por todas as partes do corpo

[2] A respiração é importantíssima, pois podemos viver alguns dias sem comer, menos dias sem beber, mas pouquíssimos minutos sem respirar. Preste atenção nestes “detalhes” da vida e verá como dicas e respostas a dúvidas estão bem aí na sua frente.  Procure saber mais com seu terapeuta energético.